O Menino Do Pijama Listrado (Resenha)
|

Título: O Menino Do Pijama Listrado
Ano de Edição: 2007
Autor: John Boyne
Editora: Cia das Letras
Nº de Páginas: 192
Preço: R$27,60 (Compre aqui)

First of all....
Meu notebook lindo voltou para minhas mãos hoje, graças ao irmão de uma grande amiga. Sofremos lá para manter ele ligado algumas vezes, mas no final, deu tudo certo!
E amanhã estou indo comprar as coisas da promoção, já que ontem foi feriado e antes de ontem saí com o meu irmão.
Sexta ou sábado, lanço a promoção! Fiquem de olho!

Enfim, comprei esse livro em dezembro, um dia após o natal a Saraiva lançou uma ótima promoção e os preços estavam ótimos. Comprei três livros, todos entre R$17,90 e R$19,90. Então domingo comecei a ler. O livro me interessava, já havia ouvido milhões de comentários sobre ele, inclusive que o final era triste.

Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


É um livro realmente fantástico.
Bruno me encantou de uma maneira inimaginável. É realmente uma criança adorável, com seus 9 anos e suas questões. Todas as perguntas que ele faz e todas que ele quer fazer e fica sem fazer, ele é realmente inteligente, curioso. Mas também muito inocente.
Um coração tão puro, que é a coisa mais linda. Ele conta a história dele, de como ele gosta de Berlim, da sua casa enorme, com o corrimão que dá para escorregar e como ele odeia a casa em que tem que morar, já que ela só tem três andares e não tem um corrimão bom de escorregar.
Mas o final mostra ao que a inocência pode levar.

Eu achei um livro realmente bom e que todos deveriam ler, pois ele te toca de uma maneira muito profunda.
Não posso falar mais, se não acabo falando demais.
Tanto que na aba do livro diz:

"É muito difícil descrever a história de O Menino Do Pijama Listrado. Normalmente, o texto de orelha traz alguma dica sobre o livro, alguma informação, mas nesse caso acreditamos que isso poderia prejudicar sua leitura, e talvez seja melhor realizá-la sem que você saiba nada da trama.
Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto de nove anos chamado Bruno (embora este livro não seja recomendado a garotos de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca.
Cercas como essa existem no mundo todo. Esperamos que você nunca se depare com uma delas."


Só isso, já achei demais. E eu realmente li sem saber quase nada da trama, o que fez isso muito mais profundo.

Bem, chega de papo.
Leiam e me digam o que acharam!

xxx


3 comentários:

Mariana Ribeiro disse...

Olá, adorei a sua resenha!! Achei esse livros bem interessante já que aborda os horrores do Holocausto e da 2ª Guerra. Já vou colocá-lo na minha lista de desejados.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Angela Graziela disse...

Eu amei esse livro
Ate me emocionei bastante
Uma linda historia, que envolve duas crianças no meio de tanto odio
Beijos

@whosthanny disse...

Como eu já vi o filme, sei basicamente toda a história, principalmente o final. Sempre choro, é inevitável :( Mas quero muito ler o livro.

xx thanny in wonderland
http://www.whosthanny.com/

Deixe um comentário:

Comentários ofenivos serão deletados.