E o Vestibular Bate Em Minha Porta Novamente
|
Pois é. Sofrerei desse mal de novo, esse ano. Mas estou bem mais tranquila, por estar mais madura, por ser uma faculdade particular, por já ter feito provas desse tipo antes.
No meu ano de vestibular, prestei para uma pública e para uma particular. Passei em ambas.
Foi bem estressante, pois eu realmente queria passar na pública, perdi muitos cabelos e horas de sono, quase enlouqueci, mas no final... Deu tudo certo.
Depois, fiquei muito ansiosa para que as aulas começassem e quando finalente começaram, me decepcionei.
A faculdade (no caso Universidade, como muitos enchem a boca para falar e e nao vejo nada demais kkkkk) não era nada do que eu esperava.
Não tinha aulas praticamente, os professores iam lá passear, quando iam. A infra-estrutura é péssima em quase (se não for todos) todos os sentidos. Foi horrível o choque de realidade que levei.
Agora estou muito positiva com o meu vestibular, quem me conhece sabe que sonho em estudar naquela faculdade, estou muito inspirada por ela, antes mesmo de entrar e já tive muitos feedbacks positivos de quem estuda lá.
Não me arrependo das escolhas que fiz quanto a minha vida profissional e acadêmica, pois tive muito tempo para pensá-la. (Praticamente 2 anos, visto que fiquei 6 meses de férias antes das aulas começarem, depois os 6 meses de aula que quase não tive e esse ano que estou sem estudar por motivos pessoais que a maioria de vocês já conhecem). E também porque vi que aquela universidade não estava realmente acrescentando o necessário para mim e não ia me fazer a profissional de primeira linha que pretendo ser.


O que posso dizer é:
Pensem bem na hora de escolher o que querem fazer, escolham com o coração mesmo, não com a carteira, porque fazer algo que você não gosta só por conta de remuneração te fará extremamente infeliz.
Eu pensei em ser várias coisas ao longo do meu crescimento. Mas, um ano antes de entrar no ensino médio realmente decidi o que queria fazer, Publicidade & Propaganda. Depois de muito ler, ver, pesquisar, não tinha mais dúvidas. E 2006, quando estava no 1º ano do ensino médio, meu irmão, que na época estudava na USP, me levou um dia na ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP. Era lá que se cursava publicidade, jornalismo, relações públicas, rádio, belas artes.
Fiquei encantada, é totalmente inspirador, você ver tudo aquilo. (Mas devo confessar que mais inspirador ainda é a FEA (Faculdade de Economia e Administração), onde ele estudava).
Bem, me mudei para João Pessoa e em 2008 chegou a hora de escolher o que prestar no vestibular.
Publicidade, é claro, né?
Errado. A UFPB não oferece Publicidade, então isso me deixou meio sem rumo.
Eu e a Nathane fomos estudando os cursos de comunicação e optamos por prestar Relações Públicas.
Eu não sabia nem o que u RP fazia realmente (até hoje isso é meio confuso).
(Também prestei Publicidade em uma particular da qual passei, mas não a achei boa o suficiente)
Mas lá fomos nós. Apesar das poucas aulas, tivemos muitas palestras e seminários sobre a profissão e entção você vai conhecendo melhor.
Como esse ano teria que prestar vestibular novamente, fiquei meio em dúvida se colocava RP ou PP.
Só tirei essa dúvida na minha viagem para João Pessoa, quando visitei a agência publicitária.
Ver aquele mundo todo me fez relembrar o por quê de eu querer aquilo e me aguçou de uma forma encantadora.
Então.... Aqui vamos nós!
Pesquisem, se informem, pergunte. Vá atrás de profissionais da área, de estudantes daquilo, não tenham medo de juntar informações para saberem se é aquilo mesmo.
Nem todos nascem como meu irmão, sabendo desde os 3 anos de idade que quer ser Economista. Essa sorte é para poucos.

Quanto ao vestibular?
Se você vai prestar para uma Universidade Pública, dê a sua alma por isso, talvez nem tanto. Vai depender de quão concorrida ela e seu curso são. Mas também, não vá confiante demais se a concorrência do ano anterior foi baixa, porque tudo pode mudar, você não conhece seus adversários.
Para uma particular se esforce também, nada nessa vida vem tão fácil, porque vocês sabem, o que vem fácil, vai mais fácil ainda.
Estude, leia, se atualize. Leia as obras obrigatórias, veja os filmes, dê uma relembrada em redação (ou na matemática, o que graças ao bom Senhor, não é o meu caso). Enfim...

Passar no vestibular, qualquer seja, é uma sensação muito gostosa que todos devem ter. Te dá uma sensação de poder incrível. (Apesar de eu ter achado mais emocionante ter tirado minha Carteira de Motorista, com certeza meu irmão deve ter achado o vestibular).

Aos que vão enfrentar essa fase comigo, desejo Boa Sorte.
Aos meus concorrentes... Se cuidem! Missão dada, parceiro. É missão cumprida!
E espero ter ajudado, mesmo que pouco, os mais perdidos.

xxxx


0 comentários:

Deixe um comentário:

Comentários ofenivos serão deletados.