Resenha de Dois Irmãos
|

Título: Dois Irmãos
Ano de Edição: 2000
Autor: Milton Hatoum
Nº de Páginas: 266
Editora: Companhia das Letras
Preço: R$47,00. (compre aqui)
Nota: 7,5

Bem, não é assim que esperava inaugurar as resenhas do blog, mas já que precisava ler esse livro para o vestibular e é provavelmente um dos menos chatos, resolvi falar sobre ele aqui.
É um livro que eu normalmente não iria ler e também não encontrei bem um propósito para o que ele fala.

O livro conta a história de uma família de Árabes que mora em Manaus, o cenário se passa lá pelo início do século.
Ele é narrado pelo filho da empregada da família, 30 anos depois. O menino ouve muitas histórias do pai da família, Halim, falando da mulher altamente mandona, Zana, dos filhos gêmeos que não se suportam, Yaqub e Omar e da filha caçula que não quer se casar, Rânia.
A mãe de Noel, o rapaz que conta tudo, é a empregada da família de muitos anos, que foi ainda jovem para a casa deles, vinda de um orfanato, Domingas, que anos depois se torna mãe solteira.
Fala da história conturbada dos irmãos, da mãe, que protege veemente o 'caçula' dos gemeos, Omar e sempre encontra desculpas para as falcatruas e bebedeiras dele.
Yaqub é mandado para o Líbano com 13 anos, para viver com parentes do pai e volta para Manaus com 18 anos, onde termina os estudos e se muda para São Paulo, para estudar engenharia na Poli.
É uma história interessante e ao mesmo cansativa, às vezes se demoram muito contando certas coisas e então fica aquela coisa.
Mas é realmente interessante ver o desfecho de tudo isso.
O pai, que nunca quis ter filhos, ter que lidar com um filho que não quer saber de nada além de farras, bebidas e mulheres, a mulher, obcecada pelo filho, deixando por muitas vezes o marido de lado e Noel e Domingas, os ouvidos daquela casa.

Eu não sei se recomendo ou não, porque eu mesma não leria, mas se alguém se interessa por esse tipo de leitura, até vale a pena.

xxxx


0 comentários:

Deixe um comentário:

Comentários ofenivos serão deletados.